Sessão solene da Câmara celebra mulheres de Curitiba

Médicas que atuam na linha de frente da COVID-19 foram as homenageadas da vereadora Maria Leticia

A Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão solene de homenagem nesta quarta-feira (24), em referência ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu por videoconferência, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara e em seu canal no Youtube.

Foram homenageadas mulheres indicadas por sete vereadoras. “É uma alegria em especial indicar quatro mulheres, colegas médicas. Muito especialmente porque vivemos em uma pandemia e essas mulheres estão lá na linha de frente. Vejo nelas competência, coragem e determinação para exercer a Medicina”, disse Maria Leticia, ao apresentar suas homenageadas. São elas:

Elisângela Bruske Cordeiro Shiroma, médica intensivista plantonista no Hospital Sugisawa e coordenadora e médica horizontal das UTI’s COVID-19 do Hospital do Idoso Zilda Arns.

Giselly Dib do Valle, médica nas UTI’s COVID-19 do Hospital das Clínicas. Preceptora das residências de Clínica Médica e Terapia Intensiva do CHC-UFPR.

Mirella Cristine de Oliveira, Diretora Clínica das Unidades de Terapia Intensiva do Complexo Hospitalar do Trabalhador e Diretora de Pesquisa Clínica do Centro de Estudos e Pesquisa em Terapia Intensiva -CEPETI.

Rebecca Saray Marchesini Stival, médica pneumologista atuante em todas as frentes de atendimento a COVID-19 e voluntária da vacina Coronavac.

Rebecca chegou a trabalhar em Manaus durante a primeira onda. Na sessão solene, fez um pronunciamento em nome das demais homenageadas. “No início da pandemia, internei uma paciente de 96 anos com COVID-19. Naquela altura, tínhamos pouca experiência com a doença. Mas numa das nossas conversas, ela conseguiu estabelecer o elo entre um presente de medo e incertezas, com um futuro mais promissor. Isso é a esperança. Se há um começo para essa tragédia, é certo que haverá um fim. Nós temos duas opções: enfrentar a tragédia com coragem, ou com desespero. A mãe da coragem é a esperança. E a esperança é a essência da mulher”, declarou.

Além das quatro médicas, também foram homenageadas:

Aline Chalus Vernick Carissimi, Gabriela de Araújo, Judit Gomes da Silva e Rosa Felicíssimo Alves, indicadas por Carol Dartora (PT).

Laura Dias Dalcanale Pereira Alves, Ledinalva Pereira de Almeida, Luciana Saito Massa e Maria Aparecida Villa Nova, indicadas por Flávia Francischini (PSL).

Adriana Karam Koleski, Lina Useche, Marcia Suss e Regina Maria Arns da Rocha, indicadas por Indiara Barbosa (Novo).

Eliana Arantes Bueno Salcedo, Maisy Mendes Venâncio, Regiani Rodrigues Ponciano e Sandra Mara Hübner Justus, indicadas por Noemia Rocha (MDB).

Carmem Regina Ribeiro, Clara Emília da Silva e Mariléa Aparecida Cruz Iantas, indicadas pela Professora Josete (PT).

Ana Paula Brisola Moritz, Débora Santana Silvestre, Letícia Pam e Marília Regina Foltran Pombo, indicadas por Tânia Guerreiro (PSL).

Sessão da Câmara foi no modelo remoto em função da pandemia.

Notícias relacionadas

Maria letícia entrega título de cidadã honorária de Curitiba à médica Mara Segalla
Maria Letícia participa de Sessão Solene “Prêmio Mulheres Empreendedoras 2019” na CMC
Maria Letícia é homenageada em evento “Mulheres Paranaenses 2019”