Sessão solene da Câmara celebra mulheres de Curitiba

Médicas que atuam na linha de frente da COVID-19 foram as homenageadas da vereadora Maria Leticia

A Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão solene de homenagem nesta quarta-feira (24), em referência ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu por videoconferência, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara e em seu canal no Youtube.

Foram homenageadas mulheres indicadas por sete vereadoras. “É uma alegria em especial indicar quatro mulheres, colegas médicas. Muito especialmente porque vivemos em uma pandemia e essas mulheres estão lá na linha de frente. Vejo nelas competência, coragem e determinação para exercer a Medicina”, disse Maria Leticia, ao apresentar suas homenageadas. São elas:

Elisângela Bruske Cordeiro Shiroma, médica intensivista plantonista no Hospital Sugisawa e coordenadora e médica horizontal das UTI’s COVID-19 do Hospital do Idoso Zilda Arns.

Giselly Dib do Valle, médica nas UTI’s COVID-19 do Hospital das Clínicas. Preceptora das residências de Clínica Médica e Terapia Intensiva do CHC-UFPR.

Mirella Cristine de Oliveira, Diretora Clínica das Unidades de Terapia Intensiva do Complexo Hospitalar do Trabalhador e Diretora de Pesquisa Clínica do Centro de Estudos e Pesquisa em Terapia Intensiva -CEPETI.

Rebecca Saray Marchesini Stival, médica pneumologista atuante em todas as frentes de atendimento a COVID-19 e voluntária da vacina Coronavac.

Rebecca chegou a trabalhar em Manaus durante a primeira onda. Na sessão solene, fez um pronunciamento em nome das demais homenageadas. “No início da pandemia, internei uma paciente de 96 anos com COVID-19. Naquela altura, tínhamos pouca experiência com a doença. Mas numa das nossas conversas, ela conseguiu estabelecer o elo entre um presente de medo e incertezas, com um futuro mais promissor. Isso é a esperança. Se há um começo para essa tragédia, é certo que haverá um fim. Nós temos duas opções: enfrentar a tragédia com coragem, ou com desespero. A mãe da coragem é a esperança. E a esperança é a essência da mulher”, declarou.

Além das quatro médicas, também foram homenageadas:

Aline Chalus Vernick Carissimi, Gabriela de Araújo, Judit Gomes da Silva e Rosa Felicíssimo Alves, indicadas por Carol Dartora (PT).

Laura Dias Dalcanale Pereira Alves, Ledinalva Pereira de Almeida, Luciana Saito Massa e Maria Aparecida Villa Nova, indicadas por Flávia Francischini (PSL).

Adriana Karam Koleski, Lina Useche, Marcia Suss e Regina Maria Arns da Rocha, indicadas por Indiara Barbosa (Novo).

Eliana Arantes Bueno Salcedo, Maisy Mendes Venâncio, Regiani Rodrigues Ponciano e Sandra Mara Hübner Justus, indicadas por Noemia Rocha (MDB).

Carmem Regina Ribeiro, Clara Emília da Silva e Mariléa Aparecida Cruz Iantas, indicadas pela Professora Josete (PT).

Ana Paula Brisola Moritz, Débora Santana Silvestre, Letícia Pam e Marília Regina Foltran Pombo, indicadas por Tânia Guerreiro (PSL).

Sessão da Câmara foi no modelo remoto em função da pandemia.

Notícias relacionadas

Projeto de Lei que combate à pobreza menstrual é aprovado em Curitiba
Teatro Reviver Magó recebe evento “Queremos todas vivas”
Repúdio: Procuradoria da Mulher da Câmara de Curitiba emite nota contra ataques racistas à vereadora