Sessão Solene homenageia mulheres inspiradoras de Curitiba

Evento Inspiração Curitibana teve sua 5ª Edição promovida pela vereadora e procuradora da mulher, Maria Leticia (PV)

Na quinta-feira (09/12), a Câmara Municipal de Curitiba prestou homenagens em sessão solene e reconheceu o trabalho de 27 mulheres que são destaque em suas áreas de atuação na cidade. Entre as homenageadas, está a Dra. Sonia Mara Raboni, que recebeu o título de Cidadã Honorária de Curitiba por seu importante trabalho como médica chefe da Unidade de Infectologia do Hospital das Clinicas e coordenação do estudo da vacina CoronaVac no Paraná.  

Em sua fala, Dra. Sonia agradeceu a vereadora pelo reconhecimento e fez questão de compartilhar o título com todos os seus colegas que trabalham no enfrentamento da pandemia. “É extremamente importante, nessa emergência internacional de saúde pública, que todas as pessoas que estão trabalhando sejam lembradas porque elas tem contribuído muito, em todas as frentes”, destacou. 

Dra. Sonia Mara Raboni, agradeceu o título de Cidadã Honorária de Curitiba

As homenageadas da área da saúde foram as médicas Luiza Sviesk Sprung, Danila Pinheiro Hubie, Rita Maira Zanine, Marta Francis Benevides Rehme, Lenira Gaede Senesi, Viviane Marques Dos Santos, Bruna Fabiana Vianna Alessio, Juliana Harumi Hattori Sakuragi Kavaturo, Bruna Cristina Santin, Taísa Faria Jorge Faret, Paula Leite Veja, Desirée De Marillac Nascimento De Matos,Andrea Cristina Chromiec, Lucilene Cordeiro Netto e Elisa Garbin Bana.  As enfermeiras Viviane Gisele De Souza, Leila De Paula Oliveira, Rebeca Fernandes Rocha e Aline Duarte Gomes Do Pinho Alves e a fisioterapeuta Barbara Beatriz Joei Mioto. 

A solenidade, que reconheceu a importância do trabalho dessas mulheres na área da saúde, empreendedorismo, jornalismo e cultura, teve depoimentos emocionantes. “A Covid foi uma doença que tirou muito da gente, tirou a nossa liberdade. Para muitos familiares tirou até a possibilidade de se despedir, então a nossa atuação além da parte médica foi uma atuação humanitária muito importante. Muitas vezes fomos os últimos a pegar a mão de um ser humano e falar que tava tudo bem e saber que nem sempre estaria”, relatou a Dra. Andrea Cristina Chromiec que na pandemia trabalha na UTI do Hospital Pilar, SAMU e no Hospital Municipal de Araucária. 

Dra. Andrea Cristina Chromiec e a vereadora Maria Leticia

Na área gastronômica, foram homenageadas a chef de cozinha Manoella Buffara e a empreendedora social Gabrielle Mahamud. Completam a lista de mulheres inspiradoras a criadora de conteúdo e empreendedora Mariah Luz, a jornalista esportiva Nadja Mauad e a Editora Vôo, criada pelas sócias Joana Mello, Priscila Seixas e Claudia Kubrusly. 

Ao encerrar a sessão solene, a vereadora Maria Leticia pontuou a generosidade de todas as homenageadas ao citar suas famílias, amigos e equipes de trabalho como participantes fundamentais em suas trajetórias. Destacou também que o nome “Inspiração Curitibana” faz todo sentido, porque essas mulheres são pura inspiração. E finalizou sua fala com trecho do livro Sertão Veredas, de Guimaraes Rosa “ O que a vida quer da gente é coragem e isso, todas vocês tem. Muito honrada em homenagear vocês, isso pra nós é muito especial”. Desde o início da iniciativa, em 2019, já foram homenageadas ao longo das cinco edições mais de 100 mulheres inspiradoras para a cidade.

Notícias relacionadas

Sessão Solene na Câmara Municipal homenageia mulheres inspiradoras de Curitiba
Novo programa “Justiça Eleitoral Por Elas” busca ampliar participação feminina na política
Sebisa realiza evento sobre a violência contra a mulher