Vereadora Maria Leticia atende necessidade de deficientes visuais

Facilitar o deslocamento e garantir autonomia de pessoas com deficiência visual é o objetivo da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) com a apresentação projeto de lei (005.00247.2017), que dispõe sobre a sinalização em braile e sonora nos elevadores de Curitiba. De acordo com o texto da proposição, a regra se aplicaria a todos os elevadores, especialmente os desprovidos de ascensoristas. “Curitiba passará a ter uma lei com regras gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade”, justifica a parlamentar.

O projeto detalha que devem ser instaladas botoeiras e cabine de sinalização em braile e sonora em todos os andares atendidos pelos elevadores. “Junto às botoeiras externas do elevador, deverá estar sinalizado em braile em qual andar da edificação a pessoa se encontra”, diz o §2º, do art 1º, do projeto. Também determina que o sinal sonoro deve ser um alerta para informar em qual andar a pessoa se encontra.

Na justificativa da proposta, a vereadora cita ainda a Lei Federal 13.146/2015, a qual, segundo ela, oportuniza que os deficientes visuais vivam de forma independente, exercendo os direitos de cidadania e de participação social. Após lido no pequeno expediente o projeto segue para na Procuradoria Jurídica, para instrução técnica. Após, é analisado pelas comissões temáticas do Legislativo. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.

Texto: Assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes

Foto: Chico Camargo CMC

 

Notícias relacionadas

Projeto da vereadora Maria Leticia pró deficientes visuais avança na Câmara
Câmara aprova projeto para aumentar acessibilidade em elevadores
Vereadora Maria Letícia conhece programa educacional para deficientes visuais