Vereadora Maria Leticia cobra participação da Câmara em Conselho sobre Drogas

A indicação de um integrante da Câmara de Curitiba para compor o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comped) foi sugerida pela vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), em requerimento encaminhado ao Executivo e aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (29). “Sei do empenho de muitos vereadores sobre o assunto. Como há integrantes de diversas entidades, seria interessante que houvesse um representante da Câmara, a ser indicado pelo presidente da Casa. Os vereadores teriam muito a contribuir com o conselho”, defendeu Maria Leticia. 

A vereadora argumenta que a indicação da Câmara permitirá um acompanhamento mais efetivo das ações e atividades voltadas à “prevenção, tratamento e demais assuntos relacionados e combate e prevenção dos malefícios do uso das drogas”, diz o documento (201.00099.2017). Maria Leticia sugere a alteração da lei municipal 11.100/2004, que criou o Conselho, para que a Câmara passe a ser membro do colegiado. 

O presidente da Frente Parlamentar Contra as Drogas da Câmara Municipal, Ezequias Barros (PRP), lembrou que no dia 19 de abril será realizada uma reunião pública, na Câmara, para discutir as dificuldades enfrentadas pelas comunidades terapêuticas na obtenção de recursos e apoiou a proposta de Maria Leticia. “O Executivo precisa olhar para esta Casa, nos incluir para participar do processo de construção”, disse. Ele reclamou ainda da falta de presença da Câmara em diversos eventos promovidos pela Prefeitura. “Tenho a impressão de que querem fazer tudo sozinhos”, comentou. 

A dificuldade na execução de emendas parlamentares para a área da dependência química foi salientada pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). Para ela, a participação da Câmara no Conselho permitiria uma ação mais incisiva do Legislativo para cobrar a Prefeitura. Os vereadores Osias Morais (PRB), Thiago Ferro (PSDB) e Dr. Wolmir Aguiar (PSC) também apoiaram a iniciativa de Maria Leticia.

 

Texto:Claudia Krüger
Revisão: Filipi Oliveira

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Letícia organiza audiência pública sobre políticas de drogas em Curitiba
Vereadora Maria Leticia apresenta Manual do Biomédico a Secretária de Saúde
Maria Leticia fala sobre Estratégia Saúde da Família no Conselho de Saúde