Vereadora Maria Leticia comparece ao mutirão contra cegueira do diabetes

A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) compareceu ao evento Retina do Bem, realizada em parceria da Prefeitura de Curitiba,com a Oftalmoclínica Curitiba e a Retina Curitiba, na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, neste sábado (11). A ação faz parte da estratégia Saúde Já da Prefeitura para reduzir as filas de especialidades médicas. A estimativa é atender 4,5 mil pacientes portadores de diabetes do SUS, que estavam previamente cadastrados também na fila da oftalmologia.  

A ação Retina do Bem acontece próxima da data do Dia Mundial da Diabetes (14/11), doença que atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo. O objetivo é evitar uma das principais complicações entre os portadores de diabetes a retino diabética (cegueira da diabetes), uma das principais causas de cegueira em pessoas jovens.

Com o passar dos anos, o portador de diabetes vai sofrendo lesões nos pequenos vasos sanguíneos, especialmente no fundo do olho, ocasionando a retinopatia diabética. Como a patologia tem rápida evolução, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a preservação da visão e qualidade de vida dos pacientes.

O projeto Retina do Bem é inédito e todos os exames e consultas programadas são gratuitos, inclusive não haverá  gastos para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O evento não tem fim lucrativo e busca unicamente contribuir com o diagnóstico e tratamento dessa doença, que leva à cegueira”, afirma o coordenador da ação e sócio-proprietário da Oftalmoclínica, o oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes.  Médicos, enfermeiros e demais profissionais envolvidos na campanha também são todos voluntários.

Texto: Assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes com Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba 

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia alerta cuidado com diabetes
Saúde da mulher e diabetes
Vereadora Maria Leticia Fagundes – Ciclo de palestras marca Dia Internacional de Não Violência contra Mulher