Vereadora Maria Leticia e Cida Borghetti apoiam projeto de esporte para crianças com câncer

Um projeto esportivo para crianças e adolescentes com câncer foi o tema do encontro, nesta segunda – feira (06), entre a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV, a vice governadora, Cida Borghetti, o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, dr Marcelo Leitão e a presidente da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), Mariza Del Claro. 

 

Através da articulação política da vereadora, o médico teve a oportunidade de apresentar à vice governadora o projeto que tramita na esfera federal, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. "Estamos falando de infância adolescência e vida", disse Maria Leticia, que é médica e presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba. 

 

Ele explicou que a atividade física durante a quimioterapia bloqueia efeitos secundários. "Com a quimioterapia há aumento na sobrevida das crianças e adolescentes com câncer e verificou-se também casos inesperados de cardiotoxicidade ( toxinas nocivas ao coração) e a atividade física ajuda na recuperação dos pacientes em relação aos sintomas de fraqueza e psicológicos também".

 

A vice governadora destacou que o esforço é por uma "causa justa" e que conhece e apoia há muito tempo o trabalho da APACN.

 

 

 

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Letícia Fagundes declara apoio ao Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama
Vereadora Maria Leticia visita APACN
Vereadora Maria Leticia leva projeto de agricultura urbana à vice governadora Cida Borghetti