Vereadora Maria Leticia Fagundes é diplomada vereadora de Curitiba

A vereadora Maria Letícia Fagundes (PV) e os 37 colegas que farão parte da 17ª Legislatura da Câmara Municipal, a partir de 1º de janeiro de 2017, foram diplomados nesta segunda-feira (19), em solenidade realizada no Teatro Positivo. Também receberam seus diplomas o prefeito eleito, Rafael Greca e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel.
 
Eleita com 3.311 votos, Maria Leticia demonstrou satisfação por fazer parte da maior bancada feminina da história da Câmara Municipal de Curitiba e reforçou que espera o envolvimento de mais mulheres na vida pública. “É necessário que a mulher venha para política, não há outra maneira, pois a igualdade e o equilíbrio têm que estar, inclusive, na política”, destacou a parlamentar.

Durante a cerimônia, o juiz João Luiz Manassés de Albuquerque Filho, da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, destacou a eficiência com que as eleições ocorreram  na cidade. “Foi a primeira capital a concluir a apuração dos votos. Aqui foi possível exercer a cidadania sem maiores transtornos”, comentou. 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Luiz Fernando Tomasi Keppen, falou ainda sobre como este pleito exigiu cuidado diante da complexidade das novas regras eleitorais, mas que o resultado foi satisfatório. “Agimos preventivamente e aquilo que parecia que podia dar errado foi um grande sucesso”, declarou. 
 
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a entrega dos diplomas só ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Com a diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. 

Também estiveram presentes na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça Paulo Roberto Vasconcelos; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Xisto Pereira; o membro da Corte Eleitoral, Luiz Taro Oyama; o procurador Regional Eleitoral, Alessandro José Fernandes de Oliveira; o  juiz da 174ª Zona Eleitoral, Jederson Suzin; a juíza da 175ª Zona Eleitoral de Curitiba, Sayonara Sedano; o promotor da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, Guilherme de Albuquerque Maranhão Sobrinho; a diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Daniela Borges de Carvalho; o presidente da OAB-PR,  José Augusto Araujo de Noronha; e a chefe da 1ª Zona Eleitoral,  Mônica Tereza Góes Turchenski. 

Para a Legislatura de 2017/2020, foram diplomados 15 novos vereadores: Zezinho Sabará (PDT), Osias Moraes (PRB), Fabiane Rosa (PSDC), Goura (PDT), Professor Euler (PSD), Thiago Ferro (PSDB), Marcos Vieira (PDT), Doutor Wolmir (PSC), Maria Manfron (PP), Katia dos Animais de Rua (SD), Mauro Bobato (PTN), Professor Silberto (PMDB), Oscalino do Povo (PTN), Doutora Maria Leticia Fagundes (PV) e Ezequias Barros (PRP).

Já integrantes do Legislativo de Curitiba e reeleitos em 2016, receberam diploma nesta segunda-feira: Beto Moraes e Serginho do Posto, ambos do PSDB, Jairo Marcelino (PSD), Pier Petruzziello (PTB), Mauro Ignácio (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSD), Helio Wirbiski (PPS), Tito Zeglin (PDT), Dona Lourdes (PSB), Mestre Pop (PSC), Julieta Reis (DEM), Toninho da Farmácia (PDT), Colpani (PSB), Sabino Picolo (DEM), Cristiano Santos (PV), Tico Kuzma (Pros), Paulo Rink (PR), Geovane Fernandes (PTB), Professora Josete (PT), Cacá Pereira (PSDC), Noemia Rocha (PMDB), Bruno Pessuti (PSD) e Rogério Campos (PSC).
 
Texto: Assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes e Câmara Municipal de Curitiba 

Foto: Andressa Katriny/CMC

Galeria

Notícias relacionadas

Proposta da vereadora Maria Leticia é tema de reunião de mulheres na Câmara de Curitiba
Vereadora Maria Leticia Fagundes – Prefeito e vereadores eleitos em Curitiba são diplomados em cerimônia no Teatro Positivo
Vereadora Maria Leticia Fagundes – Ciclo de palestras marca Dia Internacional de Não Violência contra Mulher