Vereadora Maria Leticia Fagundes propõe cardápio detalhado nos restaurantes

 “Que seu remédio seja seu alimento e seu alimento seja seu remédio”. É com a célebre frase do pai da medicina, Hipócrates, que a vereadora Maria Leticia Fagundes apresenta o seu 3º projeto de lei em 2018. A matéria (005.00004.2018) dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação dos ingredientes para  preparação de alimentos comercializados em Curitiba.

“Com a obrigatoriedade de informar as calorias e de cada alimento fornecido, o cidadão ficará mais atento à alimentação saudável e mais longe de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, entre outros”, destaca Maria Leticia na justificativa.
Nos artigos do projeto a vereadora determina que as informações das calorias e dos ingredientes utilizados para elaboração de cada alimento estejam “no cardápio ou em locais de fácil visualização”.

Ela detalha ainda que as informações sobre gordura saturada e não saturada, glúten, temperos específicos, lactose, açúcar e ingredientes de origem animal devem constar em tabelas visíveis e de fácil acesso. Podem estar “afixadas na entrada dos estabelecimentos, em cardápios ou impressos e fornecidos aos consumidores, bem como em cardápios disponíveis em sítios na internet”.  

Foto: CMC

 

Notícias relacionadas

Projeto de Lei: Maria Leticia sugere calorias e ingredientes expressos para consumidor
Vereadora Maria Leticia Fagundes – News #1
Vereadora Maria Leticia Fagundes – News #2