Vereadora Maria Leticia Fagundes visita Departamento de Urgências e Emergências

Como continuidade da caminhada às Unidades de Pronto Atendimento 24h de Curitiba, a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), visitou, nesta quarta-feira (03) o DUE- Departamento de Urgência e Emergência, órgão coordenador das UPAs e regulador da Central de Leitos, Samu e Siate. A parlamentar, que é a única médica entre os 38 vereadores, foi recebida pelo responsável Dr. Vinícius Filipak e conheceu o funcionamento do local. “Aqui é lugar de salvar vidas”, disse Filipak ao explicar as prioridades atendidas no sistema de urgência e emergência de Curitiba.

Ele disse que há critérios para encaminhamento de leitos, como a localidade do paciente, gravidade, resolutividade. “A questão de cada paciente rompe barreiras administrativas. O corpo clínico tem que questionar para encaminhar“, acrescentou o médico.

Conforme informado pela coordenadora da Central de Leitos Metropolitana, Anna Paula Penteado, a demanda diária por leitos é de 300 e a abertura de novos é de 100. Já a média mensal de ligações no 192 é de 15 mil e desses, o número de atendimentos do SAMU e Siate fica em 10 mil. "Há 54 médicos no setor de Regulação de Urgência e 35 na Central de Leitos do Município", complementou a coordenadora. “Nossa função também é dar condições para equipes trabalharem da melhor forma possível”, acrescentou Filipak.

No final da visita, Maria Leticia disse “estar encantada” com toda equipe e funcionamento do DUE e observou que a dificuldade de disponibilidade de leitos pode ser diminuída com a efetivação da medicina preventiva. “O Baracho – Secretário Municipal de Saúde – tem essa sensibilidade”, disse Maria Leticia ao reforçar a necessidade de acolhimento em atenção primária. A vereadora visitou todas as UPAs, exceto a da Matriz que fechou, e da região da Cidade Industrial de Curitiba – CIC, que está em reforma.

 

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia apresenta projeto de segurança nas UPAs
Vereadora Maria Letícia apresenta projeto sobre UPAs no Conselho de Saúde
Vereadora Maria Leticia Fagundes – Amigos do Evangélico vêm para renovar a instituição