Vereadora Maria Leticia Fagundes visita Departamento de Urgências e Emergências

Como continuidade da caminhada às Unidades de Pronto Atendimento 24h de Curitiba, a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), visitou, nesta quarta-feira (03) o DUE- Departamento de Urgência e Emergência, órgão coordenador das UPAs e regulador da Central de Leitos, Samu e Siate. A parlamentar, que é a única médica entre os 38 vereadores, foi recebida pelo responsável Dr. Vinícius Filipak e conheceu o funcionamento do local. “Aqui é lugar de salvar vidas”, disse Filipak ao explicar as prioridades atendidas no sistema de urgência e emergência de Curitiba.

Ele disse que há critérios para encaminhamento de leitos, como a localidade do paciente, gravidade, resolutividade. “A questão de cada paciente rompe barreiras administrativas. O corpo clínico tem que questionar para encaminhar“, acrescentou o médico.

Conforme informado pela coordenadora da Central de Leitos Metropolitana, Anna Paula Penteado, a demanda diária por leitos é de 300 e a abertura de novos é de 100. Já a média mensal de ligações no 192 é de 15 mil e desses, o número de atendimentos do SAMU e Siate fica em 10 mil. "Há 54 médicos no setor de Regulação de Urgência e 35 na Central de Leitos do Município", complementou a coordenadora. “Nossa função também é dar condições para equipes trabalharem da melhor forma possível”, acrescentou Filipak.

No final da visita, Maria Leticia disse “estar encantada” com toda equipe e funcionamento do DUE e observou que a dificuldade de disponibilidade de leitos pode ser diminuída com a efetivação da medicina preventiva. “O Baracho – Secretário Municipal de Saúde – tem essa sensibilidade”, disse Maria Leticia ao reforçar a necessidade de acolhimento em atenção primária. A vereadora visitou todas as UPAs, exceto a da Matriz que fechou, e da região da Cidade Industrial de Curitiba – CIC, que está em reforma.

 

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia apresenta projeto de segurança nas UPAs
Vereadora Maria Leticia Fagundes – Amigos do Evangélico vêm para renovar a instituição
UPA: Vereadora Maria Leticia Fagundes repercute caso de agressão