Vereadora Maria Leticia fala sobre segurança dos servidores na UPA Boa Vista

A Unidade de Pronto Atendimento do Boa Vista abriu as portas para a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), nesta quarta-feira (19). A única médica entre os 38 parlamentares da atual legislatura e presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte, foi recepcionada pela autoridade sanitária local, Eliziane Gracia Vicentine , pelo coordenador médico, Dr. Sergio Paulo Gava Junior e pela representante da coordenadoria das UPAs, Audrey Wolff.

A vereadora transitou por todos os departamentos da UPA e questionou alguns fatores como a segurança dos funcionários em relação aos pacientes ou acompanhantes de pacientes logo que chegou ao local. Segundo ela, há uma preocupação em relação às alterações comportamentais dos usuários do sistema, pela fragilidade emocional decorrente de uma enfermidade. “Percebi que a estrutura da recepção da UPA Boa Vista é um pouco diferente das outras”, destacou a vereadora sobre a recepção composta por uma mesa e o contato direto dos pacientes com as atendentes. A observação da parlamentar ocorre pela incidência de agressões morais e físicas já registradas na cidade de Curitiba, as quais também motivaram a manifestação da parlamentar na Tribuna esta semana.

Durante a visita, a autoridade sanitária, Eliziane, informou que são realizados cerca de 15 mil atendimentos mensais. “Cerca de 30 a 40% dos pacientes são da Região Metropolitana de Curitiba”, pontuou Eliziane ao citar os municípios de Colombo e Almirante Tamandaré, principalmente. O coordenador médico também destacou a frequência de internamentos de idosos. “Atendemos todas as faixas etárias, porém os idosos têm preferencia e hoje caracterizam a maioria da ocupação dos leitos de internamento na UPA Boa Vista”, disse o médico.

Além de observar o volume de trabalho dos funcionários, a vereadora também salientou o respeito e o reconhecimento entre eles, ao conversar com servidoras motivadas após mais de duas décadas de trabalho. “É muito interessante que as pessoas que trabalham com saúde, se dedicam com amor”, finalizou.

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia promove debate sobre segurança nas UPAs
Vereadora Maria Leticia reconhece dedicação dos profissionais na UPA Boqueirão
UPA: Vereadora Maria Leticia Fagundes repercute caso de agressão