Vereadora Maria Leticia participa de audiência pública sobre ensino de gênero nas escolas

A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) participou da audiência pública que discutiu o ensino sobre gênero nas escolas, nesta quarta-feira (20). A parlamentar comentou que os projetos que envolvem os temas da Escola sem Partido na Câmara Municipal de Curitiba são propostos “como uma estratégia para o debate e tentativa de aprovação”. “ Escola sem Partido é o foco e a questão ideológica nos fará enfrentar sempre pequenas batalhas em se tratando do ensino de gênero nas escolas”, disse Maria Leticia.

Ela citou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 181/2015, que pretende ampliar a licença-maternidade para mães de prematuros e que com o recebimento de emendas pode retirar a possibilidade de mulheres realizarem o aborto em casos de estupro, anencefalia do feto ou gravidez com risco de morte para a mãe.

“A situação cresceu de forma absurda e hoje temos um grande problema, pois foi uma conquista muito significativa”, complementou Maria Leticia.
A reunião foi proposta pela colega Professora Josete (PT) e a discussão baseada na Nota Técnica nº 2/2017 da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), de 15 de março de 2017 (407.00023.2017). O documento discute o vídeo em que o procurador da República Guilherme Schelb mostra um modelo de notificação extrajudicial que pais contrários à chamada "ideologia de gênero" poderiam encaminhar a diretores de escolas.  

Para debater a questão, participaram representantes da Comissão de Estudo sobre Violência de Gênero da OAB/PR, do Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividades na Educação vinculado ao Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, do Grupo Dignidade, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sismuc) e do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal (Sismmac).

Com informações Câmara Municipal de Curitiba

Foto: Rodrigo Fonseca CMC

 

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia fala sobre assedio em vias públicas
Vereadora Maria Leticia promove debate sobre segurança nas UPAs
Vereadora Maria Leticia fala sobre saúde da mulher