Vereadora Maria Leticia participa de evento de prevenção à osteoporose

Aproximadamente 500 pessoas passaram pela quadra de esportes da Rua da Cidadania do Pinheirinho, nesta sexta-feira (20). O espaço se transformou em uma enorme clínica de atendimento para orientar e ofertar testes preventivos no Dia de Prevenção da Osteoporose, ideia que nasceu de uma visita da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) à Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM –PR).

Profissionais e estudantes da área da Saúde se reuniram para atender as pessoas que passaram por uma série de serviços e orientações que visam reduzir o risco de desenvolver a doença. “A saúde não pode ser pensada somente como tratamento de doença, mas como prevenção e este evento caracteriza a nova tendência da saúde de Curitiba que é fazer saúde preventiva”, destacou Maria Leticia. Ela antecipou ainda que tem planos de promover eventos em outras especialidades médicas.

 Foram ofertadas avaliações de pressão arterial, peso, percentual de massa óssea, força muscular, saúde bucal, risco clínico para fraturas, além de dicas sobre alimentação saudável, práticas de atividades físicas e orientações para diminuir o risco de quedas nos ambientes. O público participou de uma aula de zumba.

Outubro Rosa
O Dia de Prevenção da Osteoporose faz parte da programação da Prefeitura para o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. Por isso, as mulheres também foram lembradas das ações contra essa doença, como a marcação da mamografia, que pode ser feita nas unidades de saúde.

O evento foi uma realização da Secretaria Municipal da Saúde, da Administração Regional do Pinheirinho, das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude; do Abastecimento; da Educação, da Fundação de Ação Social (FAS), do Hospital de Idosa Zilda Arns, da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Secretaria Estadual da Saúde, do Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc), com a parceria de instituições de ensino superior.

Texto: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba e assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes

 

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia partipa de organização de evento sobre osteoporose
Maria Leticia alerta sobre prevenção da osteoporose
Vereadora Maria Leticia visita Distrito Sanitário Pinheirinho