Vereadora Maria Leticia: Prevenção o ano inteiro

Foto: Jonas Oliveira/AENotícias
 
Nosso desejo é que diminua a estatística apontada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) de que até o final de 2016 seriam 57.960 novos casos de câncer de mama. A prevenção é a vitória contra a doença e deve ser incentivada durante todo ano para a realização de exames preventivos.
 
É bonito ver cartões postais das cidades iluminados de cor-de-rosa, durante a campanha do mês de outubro, mas é lindo você se ver – se for mulher- ou ver sua mãe, irmã, sogra, tia, sobrinha, prima, esposa ou filha saudável. O fator genético responde por 10% dos casos. Se nos dedicarmos a prevenir vamos ajudar a reduzir 90% dos casos, por isso, cabe destacar a importância da promoção de campanhas de esclarecimento, ações em conjunto com demais instituições para reduzir os índices de mortalidade em razão da doença.
 
Neste ano, a convite da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, representamos todas paranaenses em um ato que simbolizou o combate à doença; no Dia Nacional de Luta contra o câncer de mama (27 de novembro), instituído no Paraná através da lei estadual 14.854/05, a qual se transformou em lei federal 12.116/09.
 
A ampliação desse tipo de esforço deve ser pontual dentro do legislativo municipal e é um compromisso para que seja intensificada a fiscalização da oferta de exames de mamografia em todas as regiões da capital, especialmente nas áreas mais periféricas. O objetivo é que todas tenham acesso ao exame de mamografia e saibam da importância de fazê-lo.
 
Para finalizar, merece destaque a importância do incentivo dos companheiros para elevação da auto-estima e valorização da mulher, na demonstração de amor e cuidado. Mulheres e homens com saúde, vamos estender a campanha de prevenção.
 
Maria Letícia Fagundes é médica ginecologista e escreve semanalmente na coluna Elas por Elas, no jornal Tribuna do Paraná

Notícias relacionadas

Maria Leticia participa de Outubro Rosa no Erasto Gaertner
Maria Letícia participa abertura Outubro Rosa do Hospital Erasto Gaertner
Política Para Mulheres: Projeto prevê a criação da Política Pública de Prevenção ao Câncer de Ovário