Vereadora Maria Leticia se mobiliza pela saúde das pessoas com HIV/Aids

Parte da mobilização liderada pela vereadora Maria Leticia Fagundes para ampliar as ações de promoção da saúde, prevenção e cuidado às pessoas acometidas de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e, especialmente HIV/Aids, foi a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 40 mil à Associação Fênix – ações pela vida.

Por meio da proposição (308.00007.2017) aprovada em plenário, a presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba, honra mais uma vez o  compromisso com a causa. A Associação Fênix atende crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 0 a 29 anos  e idosos acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade pessoal e social, vítimas de abuso ou violência sexual, portadores (as) do HIV/Aids, familiares e agressores moradores de Curitiba e Região Metropolitana.

Maria Leticia se reuniu algumas vezes com a dirigente da instituição, Sandra de Paula Lima em conjunto com membros da Comissão de DST/Aids do Conselho Municipal de Saúde. O grupo destacou algumas dificuldades enfrentadas pelas pessoas acometidas das doenças, no contexto do sistema público de saúde. Com a sensibilidade de médica e o compromisso como vereadora, Maria Leticia afirmou que encaminharia as demandas, alinhando – as no contexto estadual também.

Dessa forma, a parlamentar propôs encontro com o também presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná – Alep, deputado Estadual Dr. Batista, para fortalecer as ações entre os legislativos municipal e estadual.

A disposição da vereadora Maria Leticia também foi demonstrada na participação do “III Seminário Ações Pela Vida – Crianças, adolescentes, jovens e familiares vivendo e convivendo com HIV/Aids”. Comprovando que investir em informação e cuidado gera bons resultados, a vereadora também prestigiou a cerimônia do Dia Mundial de Luta contra a Aids em Curitiba, ocasião em que a capital paranaense recebeu a certificação que marca a ausência de transmissão vertical do HIV (de mãe para filho) na capital paranaense. O município é o primeiro do Estado a receber a honraria.

Texto: Assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes com informações Associação Fênix.

Foto: CMC
 

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia firma parcerias contra HIV /Aids na Alep
Vereadora Maria Leticia participa de evento sobre HIV/Aids
Vereadora Maria Leticia anuncia parceria da Comissão de Saúde da Câmara e da Alep contra DSTs