Vereadora Maria Leticia se reúne com Marcello Richa

A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) se reuniu com o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude – SMELJ , Marcello Richa, na tarde desta quarta-feira (04). O encontro também teve a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, dr Marcelo Leitão, e teve como pauta a aplicação da lei 13.559/2010 que trata da exigência da apresentação de atestados médicos de aptidão física para realização de atividades esportivas.

"O mundo parece despertar para atividade física e na atribuição de médica e vereadora, me preocupo com a saúde e efetividade da lei", afirmou Maria Leticia. 

Ela explicou que estabelecimentos comerciais, em geral, seguem a lei, porém nos eventos esportivos públicos, grupos de corrida, entre  outros, não há a exigência do atestado de aptidão física. "Precisamos elucidar a questão juntos, por isso propus esse encontro", disse Maria Leticia.

Leitão destacou que a lei não especifica o tipo de avaliação. "É importante esclarecer que avaliação clínica de aptidão física não é realização de exames (laboratoriais)", explicou Leitão. "A grande maioria é de pessoas saudáveis, mas há casos de esportistas de competição, os quais necessitam de eletrocardiograma, além de outras excessões", complementou.

A vereadora também sugeriu uma parceria entre o Conselho Regional de Medicina do Paraná -CRM-PR, Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude – Smelj, Secretaria Municipal de Saúde, Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e faculdades. A ideia inicial é oportunizar a realização das  avaliações clínicas de aptidão física em espaços do município, em parceria com acadêmicos de universidades sob supervisão de médicos. 

"Qualquer iniciativa tem que estar baseada na conscientização e quanto mais segurança em relação à saúde, mais qualidade de vida para população", destacou Richa. "Podemos fazer uma campanha em conjunto, portanto precisamos definir uma agenda anual, para o cidadão se informar, já que o atestado terá validade anual", destacou Maria Leticia.

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia discute exigência de atestados médicos de aptidão física
Vereadora Maria Leticia Fagundes – Leis polêmicas marcam reabertura da Câmara
Vereadora Maria Leticia Fagundes – ‘Cantada’ poderá ser punida por lei em Curitiba