Vereadora Maria Leticia sugere instalação de lixeiras subterrâneas

Foi aprovada na sessão plenária desta segunda-feira (06), o requerimento de sugestão ao Executivo da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) para que sejam instaladas, em Curitiba, lixeiras subterrâneas (201.00014.2017). Segundo a parlamentar, este modelo “pode proteger ainda mais a saúde, vai conter mais o lixo, evitando que fique exposto e seja manipulado por animais quando é espalhado pela calçada entope os bueiros”. 

Durante o tempo de discussão, a vereadora usou a Tribuna da Casa e ressaltou que as lixeiras convencionais exigem o recolhimento dos resíduos duas vezes ao dia, sendo que as subterrâneas apenas a cada dois dias. De acordo com a  justificativa, o objetivo é principalmente a preservação do meio ambiente e tem se mostrado “uma excelente solução”, já implantada em São Paulo, Salvador e Fortaleza.

A vereadora também explicou, no documento, como seria a implantação da iniciativa. De acordo com o site Pensamento Verde, utilizado para pesquisa da viabilidade da proposta, seriam instaladas lixeiras com alta resistência nas calçadas. “O lixo descartado pelos usuários cairiam em um contêiner que ficaria dentro de uma caixa de concreto no subsolo, apoiado em uma plataforma. A lixeira subterrânea ficaria armazenada em compartimentos separados, embaixo da calçada, conforme o tipo do lixo (Orgânico ou reciclável), até que um sensor eletrônico avisasse que a lixeira atingiu a capacidade de armazenamento, ocasião em que a empresa faria a coleta”.  

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia Fagundes ‘É inimaginável um servidor público ser agredido no seu trabalho..”
Vereadora Maria Leticia afirma que a vítima de violência nunca é culpada
Vereadora Maria Leticia Fagundes – News #1