Vereadora Maria Leticia visita Instituto ProbEM

“Uma doença difícil de tratar, sem diagnóstico preciso e com medicação agressiva”, resumiu a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) ao visitar o Instituto ProbEM – em prol dos portadores de Esclerose Múltipla nesta sexta-feira (05), oportunidade em que conversou com os dirigentes Sr.  Luiz Geraldo C. B. do Carmo e Silvana Calabrese do Carmo. O objetivo da vereadora, que é única médica entre os 38 parlamentares é promover a saúde. “Vamos encaminhar e fortalecer as ações do ProbEM dentro do legislativo municipal”, pontuou.

De acordo com o Instituto, a Esclerose Múltipla é uma patologia crônica, inflamatória e autoimune de natureza degenerativa do sistema nervoso central. O diagnóstico  muitas vezes não é realizado de maneira conclusiva, gerando agravamento do quadro pelo tratamento inapropriado.

Diante da complexidade da identificação e tratamento da enfermidade que pode acometer pessoas de diversas faixas etárias, o ProbEM tem como finalidade prestar assistência social e acolhimento aos portadores de Esclerose Múltipla e conscientizar a população com a divulgação sobre doenças autoimunes.

Para instruir os portadores da doença, o Instituto realiza semanalmente uma roda de conversa com a participação de uma psicóloga voluntária. “ A percepção que temos é que as pessoas querem conversar. A necessidade psicológica parece até maior do que a física em muitos casos”, destacou o Sr. Luiz Geraldo.

Silvana complementou que é fundamental que as pessoas que sofrem de esclerose múltipla conversem sobre a enfermidade. “Se não aceita a doença, a pessoa deixa a doença viver por ela”, disse. “O resultado da batalha é imediato, muito gratificante”, completou o Sr. Luiz Geraldo sobre os encontros semanais.

Entre as dificuldades relatadas à vereadora, está o custeio com as despesas assumidas para o funcionamento do Instituto. Maria Leticia orientou sobre questões burocráticas para o fortalecimento da instituição e reforçou sua disponibilidade e vontade de lutar pela causa no âmbito do legislativo municipal.

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia apoia evento sobre esclerose múltipla
Vereadora Maria Leticia participa de bate-papo sobre esclerose múltipla
Maria Letícia conta em plenário que exame genético vai ser disponibilizado no SUS