Vereadora Maria Leticia visita US Vila Leonice

São 9 mil pessoas cadastradas, o que representa 3 mil famílias atendidas na Unidade de Saúde Vila Leonice, no bairro Cachoeira, a qual foi apresentada à vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), nesta quinta-feira (11). “Quero conhecer para agregar”, disse a parlamentar, que é médica e presidente da Comissão de Saúde Bem Estar Social e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba.

Pela vulnerabilidade social da região, o formato de atendimento da US é caracterizado como Estrutura Saúde da Família – ESF, conforme explicado pela coordenadora de Assistência do Distrito Sanitário Boa Vista, Aline Michele S. V. Zanetti, que acompanhou a visita com a autoridade sanitária local, Magda Marcellino de Brito; supervisora do Distrito Sanitário Boa Vista, Liliane Becker; além da responsável pela US Santa Efigênia, Katiuscia Lima Melo.

“É diferente da Unidade Básica de Saúde, que dispõe de médicos especialistas, e na Estrutura Saúde da Família, os médicos atendem do nascimento até a velhice dos pacientes, a família toda”, destacou Aline. As profissionais que recepcionaram Maria Leticia também informaram que das 3 equipes médicas, uma delas se desloca diariamente para visitas domiciliares.

O atendimento à população gestante também foi motivo de questionamento da vereadora, que é médica ginecologista. “Como é o acompanhamento das grávidas?”, perguntou. “Nosso grande desafio envolve gestantes e recém-nascidos”, pontuou Aline. Segundo a supervisora do Distrito Sanitário Boa Vista, Liliane Becker, o monitoramento acontece para evitar o aumento do índice de mortalidade.

A autoridade sanitária relatou que o sistema de consultas é inteligente e avisa quando uma paciente não comparece. “Nesses casos, fazemos visita domiciliar”, disse Magda. Após isso, se necessário, a FAS ou o Creas também são acionados. Um espaço para a doação de leite materno foi um dos diferenciais observados por  Maria Leticia, ao saber que o local é bastante movimentado. “Muito interessante essa contribuição social de doação de leite materno”, elogiou a médica. O material doado é recolhido periodicamente pelo Hospital das Clínicas.

Os equipamentos que fazem parte do Distrito Sanitário Boa Vista são: US Abaeté, US Abranche, US Atuba, US Bacacheri , US Bairro Alto, US Barreirinha, US Fernando Noronha, US Higienópolis, US Medianeira, US Pilarzinho, US Santa Cândida, US Santa Efigênia, US Tarumã, US Tingui, US Vila Diana, US Vila Esperança, US Vila Leonice, US Vista Alegre; Centro de Atenção Psicossocial Caps ad II Boa Vista, Caps Infantil III, Caps TM III; Unidade de Pronto Atendimento UPA Boa Vista.

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia visita Unidade Básica do Abaeté
Maria Leticia visita Unidades de Saúde Atuba e Bairro Alto
Maria Leticia visita Unidade de Saúde Eucaliptos