Maria Leticia convida para evento de Planejamento Familiar

A vereadora Maria Letícia (PV), convida para a abertura da Campanha de Planejamento Familiar que será realizada amanhã (15) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com a realização do simpósio sobre a conscientização à saúde sexual e reprodutiva da população.

"A saúde sexual e reprodutiva vai além da ausência de doença ou enfermidade, serve para que a pessoa possa ter uma vida sexual segura e satisfatória, tendo autonomia para se reproduzir e a liberdade de decidir sobre quando e quantas vezes deve fazê-lo", explica Maria Leticia.

Entidades

A Campanha de Planejamento Familiar ocorre por iniciativa da vereadora Dona Lourdes (PSB), com o apoio da vereadora Maria Leticia. Estarão presentes no simpósio: a superintendente de Gestão em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Drª Tânia Mara dos Santos Pires; a superintendente do Hospital de Clínicas (HC), Dr. Claudete Reggiani; o gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Drª Rosires Andrade e diversas outras entidades que foram convidadas, como os conselhos municipais e estadual de Saúde, representantes de hospitais e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A abertura começa às 14 horas – no auditório do Anexo II.

Semana

 

A vereadora Maria Leticia, presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, apresentou um Projeto de lei já em tramitação na Câmara de Curitiba, que pretende dedicar oficialmente a segunda semana do mês de agosto a atividades locais de conscientização sobre a saúde sexual e reprodutiva.

"A ideia é que a semana traga palestras, debates, oficinas e outras ações educativas sobre o planejamento familiar", adianta Maria Leticia.

Especialista

Também estará presente na abertura de amanhã (15), o médico Reitan Ribeiro, chefe de um grupo de médicos do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, que desenvolveu uma técnica avançada de cirurgia que pode aumentar a fertilidade de mulheres vítimas de câncer na região pélvica. Em condições normais, sem o procedimento, as mulheres ficavam estéreis, depois de passarem pelo tratamento de radioterapia. "Agora, podem planejar uma gravidez, após vencerem a doença", ressalta o Doutor Reitan Ribeiro.

Notícias relacionadas

CÂMARA APROVA LEI DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
Maria Leticia apresenta projeto de Planejamento Familiar às equipes do NASF
Vereadora Maria Leticia fala sobre saúde da mulher